Diante das diversas oportunidades de atuação de um programador, saber para onde direcionar os estudos é uma excelente estratégia para se especializar com qualidade, foco e determinação. Por isso, vale a pena estar sempre de olho nas tendências para conseguir atender ao mercado e conquistar as melhores vagas disponíveis.
No ano de 2020, por exemplo, alguns tipos de linguagens de programação ganharam destaque e estão em alta nos mais variados setores, gerando um crescimento significativo nas oportunidades de emprego e valorização dos profissionais que possuem domínio nessas técnicas, com garantia de um bom retorno financeiro.
Para te auxiliar nessa missão de aperfeiçoamento profissional, separamos as 8 linguagens de programação mais usadas atualmente de acordo com o IEEE Computer Society. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e confira!
Linguagens de programação: as melhores para estudar em 2020
1. Java
O Java é uma das linguagens de programação mais tradicionais e populares. Como vantagens principais, temos a maior facilidade de aprendizado em comparação com outras linguagens e a portabilidade, o que permite com que a programação seja feita em tipos diversos de aparelhos.
A linguagem Java é uma excelente opção para o desenvolvimento de programas multitarefas, aceita caracteres Unicode e é rica em APIs. Por ser uma linguagem altamente utilizada em programas para Android, web ou desktop, as oportunidades de trabalho para programadores que dominam o Java são sempre abundantes.
2. JavaScript
A linguagem JavaScript também é bastante popular entre os programadores e está sendo cada vez mais explorada para desenvolvimento Web, desenvolvimento de jogos e Machine Learning. Além de ser usada no front-end, ela também pode ser usada no back-end, o que faz com que ela seja um dos tipos de linguagens de programação mais versáteis, rápidas e atualizadas.
O JavaScript pode ser encontrado nas plataformas de grandes empresas, como a famosa stream Netflix, a plataforma de pagamentos PayPal, Uber e muitas outras startups do ramo da tecnologia. Como vantagem principal, temos a maior interatividade e uma experiência mais aprimorada aos usuários, seja via desktop ou dispositivo móvel.
3. Phyton
A proposta da linguagem de programação Phyton é usufruir de códigos que sejam bons e fáceis de utilizar. Desse modo, o programador consegue desenvolver projetos com mais produtividade, sem perder a qualidade e a legibilidade.
Atualmente, esse tipo de linguagem está em alta pela usabilidade em projetos de Machine Learning. E diante as expectativas do mercado de automação e da inteligência artifical, é esperado um crescimento significativo na demanda por profissionais que dominem o Phyton.
4. Swift
Também eleito pela IEEE Computer Society como uma das linguagens de programação mais usadas de 2020, a Swift é uma linguagem focada no desenvolvimento de projetos para sistemas IOS e MacOS, da companhia Apple. Esse tipo de linguagem tem uma proposta mais simples e prática, sem perder a funcionalidade, tendo como inspirações principais os sistemas Phyton e Ruby.
5. TypeScript
De acordo com especialistas, o TypeScript é uma das linguagens de programação que mais crescem atualmente no mundo. Desenvolvida pela Microsoft, ela é resultado de uma integração com a linguagem JavaScript.
O resultado desse aperfeiçoamento é a possibilidade de usar duas linguagens funcionais e interativas para melhorar a experiência do usuário de acordo com seus objetivos, fazendo uso de forma integrada em um mesmo código.
6. Go
Com destaque para a tecnologia de inovação e modernidade, temos a linguagem Go, gerenciada pelo Google. A proposta dessa linguagem de programação é ser ainda mais prática e funcional que a Phyton, Java e C++.
Sendo assim, espera-se que a longo prazo a linguagem Go venha a substituir outras linguagens de programação. Atualmente, a Go tem ganhado espaço no setor da tecnologia como uma das linguagens que mais cresce em termos de adoção.
Agora você já sabe onde investir nos estudos sobre linguagens de programação para garantir sua atualização profissional em 2020. E se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir também as outras matérias do nosso blog sobre o universo da tecnologia!