Com a evolução da tecnologia e a transformação do mundo através da inteligência artificial, cursos como sistemas de informação estão sendo cada vez mais buscados e valorizados. Além das diversas opções de carreira para o profissional desse setor, o crescimento desse mercado a nível global tem aumentado a oferta de oportunidades e a procura das empresas por pessoas que realmente entendam e dominem o assunto.
Na hora de se diferenciar e conseguir construir uma carreira promissora na área, a formação acadêmica é fundamental. Isso porque o curso de Sistemas de Informação abrange muito mais do que apenas cálculos e tecnologia – o profissional com essa capacitação pode atuar como analista de sistemas, programador, analista de negócios e muito mais!
A base de conhecimentos ensinada no curso superior faz com que o profissional de SI seja uma peça chave no universo corporativo, também abrindo portas para explorar o empreendedorismo. Confira a seguir como é o curso de sistemas de informação, qual o perfil do profissional dessa área e as oportunidades de carreira que estão em alta!
Quem é e o que faz o profissional de sistemas de informação
O profissional de sistemas de informação é responsável por solucionar problemas relacionados ao fluxo de informações, o que pode variar de acordo com a área em que ele estiver atuando. Um bom exemplo de atuação é o desenvolvimento de aplicativos, como os que são utilizados todos os dias por grande parte da população mundial.
Qualquer empresa ou negócio que envolve tecnologia de informação ou possui um banco de dados e redes precisa de um bom profissional de SI. Diante da evolução da tecnologia e a presença reforçada da informática em todos os setores da economia, as opções de carreira para quem faz o curso de sistemas de informação são cada vez mais amplas.
Principais áreas de atuação
-
Professor a nível técnico, superior, fundamental ou médio;
-
Desenvolvedor de softwares;
-
Analista de sistemas;
-
Gestor de informações corporativas;
-
Profissional de segurança de redes e dados;
-
Auditor de sistemas de informação;
-
Analista de negócios;
-
Administrador de bancos de dados;
-
Gestão de Projetos de TI;
-
Consultoria Estratégica em TI;
-
Entre outros.
Responsabilidades do profissional:
-
Realizar estudos e análises de viabilidade financeira para projetos de TI;
-
Gerenciar os dados e redes envolvidos no sistema de informação;
-
Projetar soluções e estratégias para o uso correto de dados e alcance de metas corporativas;
-
Administrar processos relacionados à segurança e infraestrutura dos sistemas de uma organização;
-
Aplicar métodos e técnicas para negociação;
-
Gerenciar equipes de trabalho com outros profissionais de TI;
-
Atuar nas organizações, sejam públicas ou privadas, visando atingir objetivos organizacionais usando tecnologias da informação;
-
Realizar análises de risco e propostas solucionadoras dentro da organização;
-
Entre outros.
Como é o curso de sistemas de informação
Em geral, o curso de sistemas de informação tem duração de 8 semestres, ou 4 anos, e garante ao estudante um diploma de Bacharel em Sistemas de Informação. No início, as matérias abordam temas como lógica, matemática, algoritmos, estruturas de dados, fundamentos do sistema de informação e organização de computadores.
Também é possível realizar uma formação a nível técnico, que possui uma duração de 2 anos e tem uma redução na grade curricular e na carga horária total, assim como nas possibilidades de atuação após a formação. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as matérias contempladas no curso de sistemas de informação, são:
-
Teoria Geral de Sistemas;
-
Fundamentos de Sistemas de Informação;
-
Gestão da Informação;
-
Gestão de Sistemas de Informação;
-
Sistemas de Apoio à Decisão;
-
Programação de Computadores;
-
Computação e Algoritmos;
-
Arquitetura de Computadores;
-
Matemática Discreta;
-
Lógica Matemática;
-
Probabilidade e Estatística;
-
Tecnologias de Informação Empregadas em Sistemas de Informação;
-
Desenvolvimento de Sistemas de Informação;
-
Fundamentos de Administração;
-
Análise de Processos Organizacionais;
-
Empreendedorismo;
-
Ética e Meio Ambiente;
-
Relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).
Para conquistar o tão sonhado diploma, o aluno precisará cumprir com os requisitos obrigatórios que podem mudar de acordo com a instituição de ensino. Em geral, é preciso realizar um estágio ao final do curso e a elaboração e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Gostou de conhecer melhor sobre o curso de sistemas de informação e suas características principais? Então confira também as outras matérias do nosso blog para mais informações sobre o universo da tecnologia!