O mercado tecnológico é atualmente um dos setores que mais cresce no mundo – de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), em 2018 esse segmento registrou um faturamento de R$479 bilhões. Para 2020, é esperado um crescimento de 5,7% nesse valor, mantendo os resultados positivos também nos próximos anos.
Considerando esses dados, fica fácil entender porque as vagas de emprego na área da tecnologia estão aumentando cada vez mais. Se você está se perguntando se vale a pena estudar programação em 2020, este artigo é especialmente para você.
Em um cenário de pandemia, quarentena e isolamento social, aproveitar o tempo para investir em uma nova empreitada pode ser a estratégia que você estava buscando para alavancar sua carreira profissional e alcançar o sucesso. Mas será que ser programador é a alternativa ideal para você? Continue a leitura e confira!
A carreira do programador na era da tecnologia
Uma coisa é fato, a tecnologia e a inteligência artificial nunca foram tão exploradas e úteis quanto estão sendo agora na sociedade. As inovações estão transformando o mundo, otimizando processos, aperfeiçoando produtos e serviços, reduzindo custos, elevando a produtividade e fazendo com que tudo isso possa ser realizado de maneira sustentável e eficiente.
Mas por trás de cada trabalho envolvido no mercado da tecnologia, existe um profissional qualificado que faz com que esses efeitos sejam possíveis na prática. Dentro da área de TI, por exemplo, cerca que 40% das vagas são ocupadas por programadores.
Com o crescimento desse mercado a nível mundial, a escassez de profissionais tem gerado uma verdadeira corrida nas empresas contratantes pelo perfil ideal que possa solucionar seus problemas. Em 2019, estima-se que mais de 70 mil vagas foram exclusivamente direcionadas para programadores – e como vimos no início do artigo, a previsão é de crescimento para 2020 e para os anos seguintes.
Por isso, se você está pensando em mergulhar em uma nova carreira nesse período, vale a pena considerar a opção de estudar programação em 2020.
Quais as vantagens de estudar programação em 2020?
Agora que você já viu como o mercado está promissor, confira quais as vantagens de estudar programação e investir nessa profissão:
1. Baixo investimento
Ao contrário de outras profissões, onde é preciso investir pesado em materiais, equipamentos e espaços físicos, as carreiras da área da tecnologia são vantajosas por geralmente demandarem um baixo investimento. Isso porque o investimento para quem deseja atuar nesse segmento será basicamente em estudos, cursos e aperfeiçoamentos, o que pode ser flexível para todos os bolsos.
Além de bolsas de estudo e cursos gratuitos, também é possível optar por estudar programação à distância, o que ajuda a reduzir gastos com deslocamento e outras necessidades. Além disso, estudar a distância é uma boa opção para quem precisa conciliar os estudos com outro trabalho, sem falar que é uma excelente oportunidade para não ficar parado durante a quarentena.
2. Diversidade de atuação
Para quem não gosta de rotina e monotonia, vale a pena destacar que a carreira de programador é bastante dinâmica e interativa. Além da diversidade de atuação, existem várias opções de especialização, como linguagens específicas ou setores de interesse do profissional.
É possível se especializar na criação de softwares, aplicativos, sistemas, ou até mesmo atuar nos setores de TI de empresas de diversos segmentos. Sendo assim, há espaço para um bom programador em qualquer lugar onde seja preciso trabalhar com informações, tecnologia e computadores.
3. Bom retorno financeiro
Como citamos ao longo do artigo, existem mais vagas disponíveis do que programadores no mercado atual. Por isso, estudar programação em 2020 pode ser a estratégia que você tanto procura para transformar a sua vida financeira e prosperar em sua área de atuação.
Além de trabalhar de forma fixa ou remota como CLT em empresas, também é possível ingressar no universo do empreendedorismo e fundar uma empresa em seu nicho ou prestar serviços como autônomo/freelancer. Para estudar programação e encontrar o seu lugar no mercado de trabalho, basta alinhar os seus objetivos profissionais com as condições que você procura e lembrar de que a atualização constante é essencial para se destacar nessa carreira.
Gostou de conhecer melhor as vantagens profissionais de estudar programação em 2020? Então confira também as outras matérias do nosso blog para mais informações sobre o universo da tecnologia!